Etiquetas

sábado, 23 de maio de 2009

Tarte de Fruta

Como chegou o verão as sobremesas mais frescas e coloridas são bastante apreciadas, as tartes de fruta alem de serem muito bonitas visualmente, são muito saborosas.

Tarte de Frutas:

Massa Areada

Pode utilizar uma base de compra, seguir esta receita ou outra a seu gosto:

250 gr de farinha
100 gr de vaqueiro
100 gr de açúcar
1 ovo

Num recipiente junte o açúcar com a vaqueiro (ligeiramente amolecida) e o ovo e misture tudo muito bem, acrescente a farinha a amasse até obter uma massa maleável e reserve no frigorífico cerca de 30 minutos.
Passado este tempo retire a massa do frigorífico, coloque numa folha de papel vegetal, amasse-a ligeiramente e estique-a com um rolo até obter a espessura desejada, forre uma tarteira com a massa (eu utilizei a massa com o papel vegetal para evitar untar a forma), coloque papel de alumínio por cima e preencha-a com leguminosas (para manter o formato da base) e leve ao forno já quente cerca de 15 minutos.
Quando estiver cozida retire do lume e deixe arrefecer.

Recheio:

100 gr de açúcar (utilizei frutose)
1 colher de sopa de farinha trigo
1 colher de sopa de farinha maizena
6 gemas
5 dl de leite
1 pau de canela
3 ou 4 quivis
3 ou 4 fatias de abacaxi fresco
18 morangos

Junte o açúcar com as farinhas e as gemas de ovos, bata muito bem e acrescente 1 dl de leite, mexa e reserve. Leve ao lume o leite restante com o pau de canela até levantar fervura e junte-o ao preparado anterior. Misture tudo muito bem para não ficar com grumos e leve ao lume novamente para engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.

Desenforme a massa da tarte num prato de servir, recheie com o creme que já deve estar frio e decore com as frutas ao seu gosto.

Nota: A tarteira deve ter +/- 24 cm de diâmetro. As quantidades de fruta são aproximadas, dependendo do seu tamanho pode ter que se utilizar mais ou menos quantidade. Nas tartes de fruta esta só deve ser colocada no dia que a tarte vai ser consumida, só assim mantém o sabor, a frescura e não oxida.

Sumo de Meloa

Ingredientes:

1 meloa
gelo picado q.b.
hortelã q.b.

Descasque a meloa e retire-lhe as sementes e passe-a no centrifugador de sumos, junte o gelo picado e a hortelã e sirva. É um sumo óptimo e muito refrescante.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sumo de Maçã com Beterraba

Para fazer este sumo é imprescindível ter uma máquina de sumos, é um sumo natural, muito bom e muito agradável visualmente.

Ingredientes:

(para 2 copos de sumo)

5 maçãs
1 limão
1 beterraba

Corte as maçãs em quatro e retire-lhe os caroços e passe-as na máquina de sumos, corte o limão em pedaços e passe-o também na máquina, distribua pelos copos até preencher até 3/4 e reserve.

Descasque a beterraba corte-a em pedaços (é aconselhavel usar luvas para não ficar com as mão tingidas de vermelho) e passe-a na máquina. Com cuidado para as cores não se misturarem distribua-a pelos copos e delicie-se (se quiser um sumo bem fresquinho, tem que colocar a fruta no frigorífico para refrescar, não deve adicionar gelo).

Panacota com Molho de Frutos Silvestres

Este fim de semana fiz panacota com molho de frutos silvestres, estava deliciosa, todos adoraram e como é muito simples de fazer, cá vai a minha receita que penso que não difere muito de todas as outras.
Ingredientes

Panacota

1 lt de natas
4 colheres de sopa de açúcar
5 folhas de gelatina branca
1 colher café de essência de baunilha
limoncello (licor de limão, eu não usei)

Coloque as folhas de gelatina de molho, misture os restantes ingredientes num tachinho e leve ao lume até levantar fervura. Retire do lume e junte as folhas de gelatina escorridas e mexa muito bem para não deixar grumos. Distribua por tacinhas e leve ao frigorífico cerca de 2 horas (até solidificar).

Molho de Frutos Silvestres

450 gr de frutos silvestres congelados
5 ou seis morangos
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de vinho do Porto
2 paus de canela
umas folhinhas de hortelã

Retirar o pé aos morangos, lavá-los e cortá-los em 4, colocar os morangos num tachinho com os restantes ingredientes (excepto a hortelã, que se acrescenta apenas momentos antes de apagar o fogão) e deixar ferver até que obtenha a consistência desejada (não esquecer que quando arrefecer fica mais solido).

Por fim passar uma faca pelas bordas das tacinhas da panacota e mergulhar as tacinhas numa taça com água fervente para que se descolem da taça (este procedimento deve ser rápido, se se distrair e demorar muito tempo ficam ligeiramente derretidas como as minhas). Desenformar e servir com o molho de frutos silvestres.

Dica: pode utilizar outro molho, Ex: molho de chocolate, caramelo etc...).