Etiquetas

domingo, 8 de novembro de 2009

Caracois com Creme e Corintos

Ingredientes:

Massa:

500 gr de farinha
250 dl de leite
2 colheres sopa de leite em pó
100 gr de margarina
75 gr de açúcar
1 colher de sopa custard
1/2 pacote de fermento (p/pão)

Recheio:

Utilizei um creme pasteleiro simples, que fiz com estas quantidades:

0,5 dl de leite
300 gr de açúcar
2 ovos e 2 gemas
2 colheres de farinha (pode ser farinha normal, maizena ou custard)
casca de limão

corintos q.b.

Leve o leite ao lume com a casca do limão, quando ferver apague o fogão, retire a casca do limão e reserve. Bata os ovos com o açúcar ao qual já adicionou a farinha (usei custard) e vá acrescentando o leite pouco a pouco mexendo sempre paraque fique uma mistura bem homogénea e leve de novo ao lume para engrossar.Retire do kume e deixe arrefecer (tem que ser utilizado frio).

Se tiver uma máquina de fazer pão pode fazer a massa na máquina porque fica muito boa, se não tiver máquina proceda da seguinte forma, junte o leite morno com o fermento, adicione a margarina amolecida, o açúcar, a farinha, o leite em pó e a custard, amasse bem e reserve até a massa duplicar de tamanho (para abreviar o tempo de espera costumo acender o forno na temperatura de 100º por breves minutos, apenas para ficar morno, tapo a tigela da massa com película aderente, e envolvo-a num pano grande da loiça e coloco a massa no forno (só depois de o ter apagado), a massa leveda muito mais rápido.

Quando a massa tiver duplicado de volume, polvilho a superfície de trabalho com farinha (normalmente corto uma tira grande de papel vegetal que coloco na bancada da cozinha e trabalho aí a massa) e com a ajuda de um rolo estico a massa até obter um rectângulo grande com cerca de 1 cm de espessura. Espalho o creme por toda a massa deixando dois dedos de massa em todo o comprimento sem creme e espalho os corintos por cima do creme. Com a ajuda do papel vegetal enrolo a massa em forma de caracol,a parte que não tem creme deve unir a massa (fica como uma torta) e com uma faca em afiada corto fatias com um dedo de espessura que vou colocando num tabuleiro de ir ao forno (forrado com papel vegetal). Os caracóis vão aos forno a cerca de 180º até ficarem doradinhos.

1 comentário:

poveirinha disse...

passei por acaso, gostei, voltarei!

beijo