Etiquetas

sábado, 14 de novembro de 2009

Pão Alentejano

Adoro pão e o pão alentejano é dos que mais gosto e hoje ao pesquisar sobre receitas de pão alentejano descobri esta que me pareceu muito boa e não resisti e experimentar, devo dizer que de facto não me enganei o pão é uma maravilha. Vou transcrever os ingredientes mas para mais informação devem sempre consultar o Blog indicado em cima.

Ingredientes:

Massa de Levedura

50 gr de água morna
5 gramas de fermento fresco (não tinha usei uma colher sopa de fermento seco)
90 gr de farinha T65

Massa de Pão

280 gr de água morna
500 gr de farinha
1 colher e meia de chá de sal

Segui as indicações do blog da Patanisca. Primeiro fiz a massa de levedura. Na cuba da máquina do pão juntei a água o fermento e a farinha e utilizei o programa 11 (massa) da minha máquina do pão cerca de 5 minutos, parei a máquina e deixei levedar 30 minutos. Quando a massa de levedura estava pronta, acrescentei a água, a farinha e o sal, iniciei o programa 11 (massa), passada 1:30 a massa de pão está pronta (deixo sempre a massa mais uns minutos na máquina porque cresce mais).
Retirei a massa da máquina, para uma superfície enfarinhada e moldei o pão, deixei-o levedar até duplicar o volume e coloquei-o no forno juntamente com um recipiente com água para manter a humidade deste e tornar a côdea mais estaladiça.

Sem comentários: