Etiquetas

sábado, 3 de outubro de 2009

Artisan Bread

Gosto muito de pão e como não poderia deixar de ser, desde que descobri o blog Pão bolos & cia, vou sempre dar uma espreitadinha, tem sempre receitas muito boas e com a vantagem de sairem sempre muito bem.

Desta vez resolvi experimentar o artisan bread, fiz apenas metade da receita, mas como correu tão bem já faço sempre a receita na totalidade, guardo a massa no frigorifico e faço pão quente todos os dias.

Ingredientes para o pão:

1 kg de farinha t65
700 ml de água
1 colher sopa de fermento biologico seco
1 colher sopa de sal

Segui todas as indicações que se encontram aqui , num recipiente grande juntei a água o sal e o fermento e acrescentei a farinha, mexi com a colher de pau e deixei levedar 2 horas, polvilhei a massa com farinha, retirei um pedaço que achei suficiente para um pão coloquei a massa numa tábua enfarinhada com semola de milho, moldei o pão deixei levedar mais um pouco e levei ao forno quente num Prato de barro (não tenho base de terracota, utilizei o prato que utilizo para fazer a sericaia), por baixo coloquei um tabuleiro com água.

Passados cerca de 30 minutos tinha dois pães lindos e saborosos.

Para variar um pouco hoje fiz uma alteração á receita original, utilizei apenas 800 gr de farinha t65 e acrescentei 50 gr de farelo e 150 gr de farinha integral, a quantidade de água e fermento manteve-se. Ficou um pão muito fofinho, ligeiramente mais escurinho por dentro, mas igualmente saboroso, não coloco foto porque comeu-se tão rápido que não deu tempo de tirar, prometo colocar em breve.

Cá está a foto prometida.

1 comentário:

bio_geo_esds@ disse...

Bem, está um espanto. É uma receita muito versátil, permite variar as farinhas, incluir sementes, rechear com chouriço às rodelas ou tipo bôla com queijo e fiambre, pizza...

E pão quente em casa é outra coisa.