Etiquetas

sábado, 3 de outubro de 2009

Pêras em Calda

Como os meus pais têm algumas árvores de fruto, nesta época do ano deparo-me sempre com excesso de maçãs e pêras em casa, este ano decidi experimentar conservar algumas dessas maçãs e pêras, fazendo fruta em calda.
calda de açúcar

Leve 1 litro de água ao lume com 650 gr de açúcar e 1 colher de sopa de essência de baunilha (devia ser uma vagem de baunilha mas como não tinha usei essência). deixe ferver cerca de 10 minutos, apague o fogão e deixe a calda arrefecer.

Descasque as pêras e as maçãs corte-as ao meio e retire os caroços, e encha os frascos respectivamente com as metades de pêra e de maçã (calcando um pouco com uma espátula de madeira para evitar ficarem grandes espaços entre elas) e deixando apenas no topo 1 cm vazio. Preencha os frascos com a calda já arrefecida e feche-os com cuidado.

Numa panela grande coloque uma grade no fundo de forma a que os frascos de fruta não toquem no fundo da panela. Coloque os frascos em cima da grade e encai a panela com água fria até cobrir todos os frascos.

Leve a panela ao lume e deixe ferver cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer e retire os frascos com muito cuidado. Não os coloque directamente em cima da bancada da cozinha, nem os encoste uns aos outros para evitar que se partam.

Sem comentários: